Para a destinação dos Resíduos Sólidos, esses passam pelas seguintes etapas:

  1. Identificação;

  2. Classificação;

  3. Transporte;

  4. Coleta;

  5. Tratamento;

  6. Disposição final.

Esse ciclo de resíduos segundo a VGR (2021) é normatizado pela Norma da ABNT NBR 10.004 que estabelece os critérios para classificação dos resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e a saúde do homem.

COLETA

Separação correta dos resíduos sólidos em sacos plásticos devidamente fechados e identificados, é importante que o armazenamento temporário seja seguro para que não haja violação e proliferação de insetos e animais que transmitem doenças.

Transporte

O transporte depende da classificação dos resíduos sólidos, onde existem os dias certos para o recolhimento dos resíduos domiciliares, e a coleta seletiva para os resíduos recicláveis.

Tratamento

Os resíduos recebem tratamento específico conforme sua classificação, o objetivo de tratar o resíduos é impedir o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas e animais, e em alguns casos gerar retorno financeiro.

Disposição final

Quando não é possível recuperar o resíduos sólidos, esses são chamados de rejeitos, sendo enviados para aterros sanitários e lixões

O TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS CONSISTE EM, TER como possibilidades processos mecânicos (reciclagem), bioquímicos (compostagem) e térmicos (incineração).


RECICLAGEM

A reciclagem é o processo de transformação do resíduo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima, com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

COMPOSTAGEM

A compostagem é uma prática que consiste em utilizar rejeitos orgânicos, como restos alimentares, para produção de um composto rico em nutrientes que fertilizam o solo.

INCINERAÇÃO

A incineração é uma eficiente forma de tratamento de resíduo, onde as sobras dos objetos são queimadas dentro de um forno ou de uma usina própria para o processo.

Assistam os vídeos explicativos sobre o Capítulo 2 abaixo:

Para saber mais sobre a incineração de resíduos sólidos gerando energia elétrica, está no link abaixo: